Noam Chomsky — Mudar o mundo
Neste livro estão reunidas várias conversas entre Noam Chomsky e David Barsamian sobre temas fundamentais do século XXI. Chomsky, linguista, filósofo, faz uma análise séria e relevante sobre o futuro da democracia, sobre jogos de poder e guerra de países como os E.U.A., sobre a evolução da extrema-direita, sobre a deterioração da educação pública e a segurança social, assim como o novo ativismo político e social como o Occupy Wall Street, passando ainda pelos novos sistemas de propaganda com roupagens modernas de Marketing.
O poder privado não gosta da educação pública, por vários motivos. Um é o princípio no qual se baseia, que é ameaçador para o poder. A educação pública fundamenta-se num princípio de solidariedade. […] Isso é contrário à doutrina de que devemos simplesmente cuidar de nós mesmos e deixar que todos os outros se danem, um princípio básico das regras empresariais. A educação pública é uma ameaça a esse sistema de crenças porque pressupões um sentido de solidariedade, de comunidade, de apoio mútuo.
[…] Mas a educação pública e a Segurança Social são resíduos de uma conceção perigosa de que estamos todos no mesmo barco e que temos de colaborar para criar melhores condições de vida e um futuro melhor. Quando se está a tentar maximizar os lucros ou o consumo, a colaboração passa a ideia errada. Tem de ser escorraçada da mente das pessoas.
A solidariedade dificulta o controlo das pessoas e impede-as de serem objetos passivos do poder privado. Por isso é necessário ter um sistema de propaganda que anule quaisquer desvios ao princípio da subjugação aos sistemas de poder.
Noam Chomsky, Mudar o mundo, Pág. 45
Mudar o mundo — Noam Chomsky, Bertrand Editora