Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quimeras e Utopias

Quimeras e Utopias

Estranhas obsessões — vídeos de borbulhas

No outro dia lia um artigo num site de notícias internacional sobre um fenómeno crescente da internet — os vídeos sobre a extração de borbulhas, pontos negros, quistos e afins. Até àquele momento ainda não tinha visto nenhum desses vídeos que a notícia dizia pulular no Youtube. Uma das pessoas referidas na reportagem era a Dr.ª Sandra Lee, uma dermatologista estado-unidense que postava frequentemente vídeos desse teor no Youtube e Instagram, tendo já milhares de seguidores e milhões de visualizações.

 

Dei por mim com alguma curiosidade em bisbilhotar um desses vídeos. Nunca fui muito de andar a catar borbulhas nos outros, mas quando tinha alguma borbulha, verdade seja dita, não parava enquanto ela de lá não saísse.

 

Fui então ao Youtube procurar a tal Sandra Lee e… foi o fim da minha existência tal como a conhecia. Descobri uma faceta minha que ignorava e da qual, tenho de admitir, sinto uma certa vergonha. Por um qualquer motivo obscuro (talvez algum psiquiatra consiga explicar) eu gosto de ver aquilo. Apenas me apazigua um pouco o facto de não ser a única (pelo menos, os milhares de vídeos e de visualizações transmitem-me essa ideia), embora essa situação não diminua uma certa sordidez associada à observação deste tipo de coisa.

 

Qual será a razão do prazer associado a ver este tipo de vídeos? O que há de tão magnífico em ver um ponto negro, uma borbulha a sair da pele de alguém?

 

Com tantos estudos feitos (com maior ou menor credibilidade), espero que alguém se dedique a fundo a esta investigação de «extrema importância». Preciso de saber a razão desta estranha obsessão.

5 comentários

Comentar post